Propostas sensoriais
top of page
  • Casinha Feliz

Propostas sensoriais

Ampliar os sentidos das crianças faz parte do dia a dia dentro da escola, sendo uma das principais propostas do berçário até o último estágio da educação infantil. Os ambientes, atividades e experimentações precisam ser pensados não apenas para a experimentação - mas também para desafiar e estimular capacidades cognitivas.



A turma do "Aconchego A" curtindo um momento de experimentações



É possível proporcionar experiências incríveis e ainda divertidas com um material e planejamento pensados de forma estratégica e que inclua as crianças na atividade de maneira espontânea e criativa. O clima pode ser um grande aliado na hora de expandir os horizontes quanto a atividades que parecem simples, fazendo o momento se tornar único.





Em um dia de calor, por exemplo, a turma do Aconchego A aproveitou os estímulos proporcionados pelos espaços preparados com água. Bolinhas de gel, esponja, pedras e areia foram as ferramentas de auxílio para transformar a brincadeira em algo que ampliou diversos sentidos dos pequenos.







Durante a procura por momentos de maior exploração, utilizar objetos de uso cotidiano - e até comida - podem chamar a atenção das turminhas, pois a ligação com aquilo que já conhecem ajuda na hora da descontração. A hora da fruta é aguardada por todos. A textura, a forma e o sabor de cada fruta apresentados são sentidos não somente durante uma degustação dos diversos tipos disponíveis, mas também através de ambientes lúdicos e voltados para os projetos trabalhados em sala. A turma do "Aconchego A" preparou um delicioso quintal onde as cores e os formatos chamaram a atenção de cada pequeno.






Propostas sensoriais fazem parte do nosso #JeitoCasinhaDeSer!


Texto produzido com auxílio da "Tia" Jamile e "Tia Karine"

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page