Alimentação e Autonomia
top of page
  • Casinha Feliz

Alimentação e Autonomia

Comer sozinha é uma conquista importante para a criança. Comer com as próprias mãos, manuseando os talheres, servindo a quantidade desejada, é o começo da autonomia, da independência. Escolher os alimentos que vão ao prato também é uma questão importante que deve ser iniciada desde cedo,e assim sendo aprimorada com o tempo.



Assim fizemos na proposta do quintal em que as turmas dos encantos puderam brincar de casinha como forma simbólica. Serviram-se de chás, frutas e depois ajudaram a reorganizar o espaço. Essa vivência auxilia na dinâmica na hora de enfrentar o desafio real - a hora do lanche, da sopa, momentos desafiadores em junto à mediação das professoras, as crianças conseguem exercitar seus limites e a testar a independência. São atos simples que transformam os pequenos em indivíduos preparados para uma vida adulta madura e autônoma. São lições que saem da escola e vão pra casa, na hora de papar com a família, de um passeio ou jantar fora.


Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, na hora da refeição, é importante deixar que as crianças sirvam-se sozinhas. “Se, no início, elas terão necessidade de alguma ajuda, em pouco tempo poderão ter sua competência ampliada”. RCNEI vol. 2 Texto feito com apoio da "Tia" Ber

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page