A experiência de ser criança
top of page
  • Casinha Feliz

A experiência de ser criança


“A infância não é um tempo, não é uma idade, uma coleção de memórias. A infância é quando ainda não é demasiado tarde. É quando estamos disponíveis para nos surpreendermos, para nos deixarmos encantar.” ( Mia Couto, 2015).

Ser #criança é viver e respirar #infância. Um momento singular na vida de cada um. É quando passamos por essa #experiência que aprendemos a absorver, conhecer e preparar as bases que nos sustentarão pelo curso dos dias, até chegarmos à vida adulta. A educação infantil é um dos mais importantes pilares dessa construção - e a escola tem a tarefa de proporcionar um espaço onde a infância pode ser rica, prazerosa e cheia de desafios que possibilitam à criança a oportunidade de exercer todas as suas capacidades.


Aqui na Casinha Feliz potencializamos nossas crianças ao oferecermos múltiplas ferramentas para o desenvolvimento cognitivo e criativo de cada uma, sempre prezando pelas suas singularidades e o tempo de amadurecimento individual. Desde a escolha dos materiais utilizados nas propostas, até a forma como cada quintal e vivência serão conduzidos, tudo é pensado para que os pequenos recebam as novidades encantadoras #DeBraçosAbertos.


A experiência de ser criança, para nós, deve ser aproveitada ao máximo!

Criança precisa de pé no chão, pé na terra. De árvores, galhos, folhagens. Peneira, colher de pau, panela. Mas além desses elementos presentes em seu dia a dia, e essencial para que possam utilizá-los, a criança precisa de #afeto, de #proximidade, #contexto e #observação. O afeto é o primeiro elo genuíno entre a "Tia" e um pequeno, ou pequena, dentro e fora de sala, é através desse alicerce que fica estabelecida uma relação de confiança para todo e qualquer desafio. A proximidade é uma maneira de acolher a criança, de mostrar a empatia com seu processo de aprendizado. Já o contexto e a observação caminham juntos: ao contextualizar o ambiente em que a atividade será preparada, possibilitamos um campo de mediação, concentração e observação de cada instante de absorção das propostas pedagógicas.

O afeto é o primeiro elo genuíno entre a "Tia" e um pequeno, ou pequena, dentro e fora de sala, é através desse alicerce que fica estabelecida uma relação de confiança para todo e qualquer desafio.

Com todas essas peças encaixadas e em sincronia, a escola vira um campo de criação de memórias afetuosas. A experiência de ser criança torna-se um lar para o qual todos amamos retornar e reviver as coisas boas que foram vivenciadas durante esse período permeado pelo cheirinho de sopa, de areia e de dias incríveis de brincadeiras.

-

Venha ver a nossa infância de pertinho no instagram da Casinha Feliz!



108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page